domingo, 20 de novembro de 2011

OVNI à Solta - Episódio 1

Em busca das obras mais insólitas e inclassificáveis alguma vez vistas, a rubrica "OVNI à Solta" inaugura em grande estilo, com um título de 1992 que servirá de "template" ao que se seguirá (ou não), protagonizado por duas estrelas em ascenção naquela altura.

"Prelúdio de um Beijo" agarra um conceito de "troca de corpos", popularizado há uns anos atrás por filmes como "Freaky Friday" ou "Big". Só que aqui a troca é ligeiramente mais surreal, porque transcende a própria pessoa, ou o género em que esta se insere, mantendo-se uma mudança geracional. Trata-se de um idoso à beira da morte que decide beijar do nada uma noiva (uma sempre carismática e radiante Meg Ryan, aqui a preparar-se para ocupar o trono de rainha das comédias românticas por uns... 7 anos - eu conto a tomada de posse a partir de "Sleepless in Seattle" pessoalmente), para depois...bem... haver uma troca de almas. Isto após uns três quartos de hora de comédia romântica acutilante q.b., em que nada faria prever esta resolução. Muito bom. Sabemos onde esta rotina de peixe fora de água se encaminha? Sinceramente, dá para desconfiar. Mas a certa altura, tememos tudo. E isso é bom.

"Prelúdio de um Beijo", na sua esquizofrenia eminente e com todos os seus problemas inerentes, é dos romances mais subestimados e... desconcertantes da sua década. E como dizer não a um filme com uma moral como "Usem fio dental!" (daquele dos dentes, não do...)?

Sem comentários:

 

Free Blog Counter