sábado, 19 de fevereiro de 2011

Em defesa de... Autoamerican, Blondie (1980)


Vou ser muito sucinto. "Parallel Lines" é e será sempre O marco da história dos Blondie. "Eat to the Beat" é também um excelente "follow-up", embora a repetir um pouco a fórmula, salvo ali num ou outro momento ("Victor"'?).

E eis que chegamos a este "Autoamerican", que teria o meu título de álbum mais esquisito que ouvi nos meus 25 anos se não fosse o facto de "Trout Mask Replica" há uns dias atrás lhe ter roubado o título... Mas digamos então da seguinte maneira: "Autoamerican" é dos álbuns mais esquisitos, o mais subestimado e o mais apetecível que ouvi nos meus 25 anos. Será também o álbum mais arrojado da sua carreira, a marcar ali uma clara colisão com o que veio antes.


De que outro modo é que se pode descrever um álbum que começa com uma faixa inspirada por Brian Eno ("Europa"), e pelo meio atravessa géneros de música como chamber pop, jazz, disco, bastantes ecos do new wave que tão bem aperfeiçoaram (em "growers" como "Angels in the Balcony" e "Go Through It"), e explora ainda novos caminhos, como o reggae e o rap? Olhe-se para "Rapture", um single indiscutivelmente icónico por marcar precisamente uma das primeiras ocasiões em que o "rap" é introduzido no "mainstream" (primeiro single "rap" no #1 da Billboard). "The Tide is High", transformado entretanto em "hit" de "drunk karaoke", é outro dos singles que encontramos aqui. Olhando para estes dois, reparamos claramente no choque entre os Blondies que encontrávamos há um álbum atrás, e uns Blondie de 1980.

"Autoamerican" é quase o sonho molhado de um audiófilo eclético, portanto. Será um disco perfeito? Não. Mas acaba por ser melhor que isso, em muitos aspectos. Acaba por ser uma surpresa agradável para quem vinha com uma ideia bastante negativa dele. Acaba também por ser o último sinal de grandeza de uma banda que viria pouco depois a separar-se pela primeira vez. E se o novo álbum tiver metade do arrojo deste, já me dou por satisfeito. Over and out.


Sem comentários:

 

Free Blog Counter