segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Posta de reavaliação séria de Before Sunset

Vi "Before Sunset" pela primeira vez já aqui em casa, após a enchente de críticas esmagadoramente positivas - das mais positivas do ano cinematográfico de 2004. Não me lembro precisamente do mês, nem do ano (2005? 2006?), lembro-me apenas de ter ficado suficientemente encantado ao ponto de me juntar ao coro de inúmeras vozes que proclamavam no exercício sempre algo redutor (mas também entusiasmante para quem não tem mais nada para fazer na altura) de eleger dez filmes do ano, que "Before Sunset" era um dos filmes de 2004. 

Lembro-me de ter posto a gravar o "Before Sunrise" quando andava algures no liceu. Desse filme, ficaram-me sobretudo as imagens do comboio e o facto das duas personagens falarem muito. Era muito novo, por isso há que perdoar. Entretando revi algumas cenas (incluindo a secção final) no Hollywood. Será certamente um filme a revisitar urgentemente. 

De qualquer das maneiras, e voltando a esta sequela que reune a mesma equipa - o realizador Richard Linklater, e os actores Ethan Hawke e Julie Delpy a encarnarem Jesse e Celine como se nunca tivessem feito outra coisa na vida, tendo também seguido as suas vidas com estas personagens em mente, é um daqueles doces que calha sempre bem ver quando precisamos de acreditar no amor ao mesmo tempo que ouvimos algumas verdades que muitas vezes não gostamos de admitir. Tudo isto condensado em pouco mais de uma hora.

Será o filme mais romântico da última década? Hoje diria que sim. 

Como é possível odiar isto? 

Sem comentários:

 

Free Blog Counter