segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Último a Sair - ou o derradeiro acto de coragem televisiva

Curioso pensar que as sátiras a "reality shows" existiram porventura até antes dos próprios "reality shows" se tornarem uma moda. Olhe-se para o magnífico e assustadoramente realista "The Truman Show" em 1998, que surgiria até antes da febre "Big Brother". Nessa altura, mal sabíamos no que nos íamos meter a seguir.

Em 2001, surge-nos "Series 7: The Contenders", talvez o exemplo mais corrosivo e drástico de uma nova maneira de fazer televisão - e consequentemente, mostrando uma nova maneira de fazer cinema (iniciada um par de anos antes com o fenómeno "Blair Witch"). No filme, uma série de concorrentes são escolhidos via sorteio de uma lotaria nacional, vendo-se forçados a matarem-se uns aos outros, de modo a ficar só um vivo - o vencedor do concurso.

Nessa altura, Portugal ainda vive na euforia do primeiro "Big Brother", e com o icónico pontapé de Marco Borges a Sónia. E quem ficou mais famoso dos dois? Pois...aquele que é precisamente um dos concorrentes de "O Último a Sair", um grande safanão não só a toda uma cultura televisiva mas social, no qual cada português, incluindo aquele que diz que não gosta de ver, mas não resiste a olhar, escapa impune.

A verdade é que a ideia de "fake reality show", não sendo original (pelos exemplos acima descritos e por muitos outros que ficaram mais esquecidos), é pioneira no nosso país. Um país de brandos costumes. Um país em que o povo ainda acredita em tudo o que vê. Em que o Telejornal mais visto nos vende "histórias" mascaradas de notícias. E por isso, estrear este programa, taco a taco com outros pesos pesados da concorrência, é simultaneamente um acto estrondoso de coragem televisiva e de inteligência suprema. A questão que fica é: será que o público em geral percebeu de facto a piada? Curioso pensar que até "Series 7" teve malta a pensar que o que estavam a ver era real. Para já, temos um pedregulho no charco (pântano) televisivo. Esperemos réplicas.




1 comentário:

VF disse...

o programa é excelente mesmo :P

 

Free Blog Counter