Oh, to be in love...
terça-feira, 29 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Design of a Decade - 2
Uma assombrosa festa marcada por uma obsessão perigosa, cantada por El Perro Del Mar.
The Hurt Locker
Indo directo ao assunto, "The Hurt Locker" é um excelente filme de guerra, certamente um dos melhores produzidos sobre a guerra do Iraque.
E, acabando de uma vez por todas com qualquer preconceito que possa haver contra mulheres atrás das câmaras em filmes duros e sujos, a realizadora Kathryn Bigelow será a grande responsável por tal feito, escolhendo mostrar um lado ambivalente sobre uma guerra infernal, que gera tanto medo como vícios.
Para o soldado William James (um inesquecível Jeremy Renner), líder de uma equipa cuja missão é acima de tudo desmantelar bombas, sentimos que o seu dever tornou-se um vício em adrenalina.
O argumento do jornalista Mark Boal, que também já tinha sido autor da história para o filme "In the Valley of Ellah", e parece portanto perito no assunto, não tem um fio narrativo concreto (o que sabemos é que estamos no meio da guerra no Iraque e que faltam "x" dias para a equipa terminar a sua missão), sendo uma aglomeração de momentos, dias, situações perigosas que testam continuamente a força física e psicológica dos soldados.
Para alguns, isso será um problema, mas Bigelow e companhia mantêm a acção e acima de tudo a tensão bem altas, de fazer a inveja a muito cineasta, e mesmo quando sentimos alguma vontade de olhar para o relógio, preocupamo-nos o suficiente com aquelas personagens e com os respectivos destinos. Melhor, são nesses momentos "sem acção" que a cineasta consegue trazer alguma humanidade e outras questões paralelas à mesa, mas ao mesmo tempo sem grandes sermões inseridos à martelada, como vem sendo hábito. Refrescante, sem dúvida.
Se há alguns aspectos negativos a destacar, é alguma distracção e distanciamento que um "cameo" como o de Ralph Fiennes possa trazer (já Guy Pierce estará mais irreconhecível), pelo simples facto de ser mais conhecido e de pensar que se encontra algo desenquadrado no meio de algo que parece real e anónimo, e um ritmo mais lento que o habitual, mas que acaba por ser merecido. Acima de tudo, por muito esgotado que o espectador possa estar no final do visionamento, há a sensação de que este filme era de facto necessário, mesmo com a overdose nos últimos anos de cinema de guerra.
Este não será o filme em cartaz mais fácil de se assistir. Mas não deixa de ser dos mais obrigatórios - até porque se suspeita que ainda dará muito mais que falar daqui a uns meses...
domingo, 20 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Solução: emigrar
Sem querer generalizar, começo no entanto a ficar farto da antipatia e pior, ar de superioridade de certa população tuga - eu quero, posso e mando.
Hoje foi logo um polícia quando ia a pedir indicações (digo "boa tarde" e tenho que repetir o cumprimento uma vez que o homem deve ser surdo e depois pensa que lhe estou a faltar ao respeito) e um motorista da carris que não deixava abrir as portas com o trânsito (!). Isto durante uns penosos 10 a 15 minutos para um percurso de uma ou duas paragens. Estamos bonitos, estamos.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Design of a decade - 1
Inicia-se aqui uma rubrica semanal com os melhores videos vistos nos últimos 10 anos. E começamos já com este "Remind Me", dos noruegueses Röyksopp:
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Em contagem decrescente para exame decisivo
T minus 26 hours.
Eu bem quero aliviar a pressão, mas não consigo. Obviamente, vou tentar dormir o mais cedo possível hoje. Fazer só umas breves revisões à coisa.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Mercury Prize 2009 - será desta, Natasha?
Dentro de cerca de 4 horas, espera-se que se faça justiça de uma vez por todas, e que Natasha saia finalmente com o prémio pelo seu magnífico "Two Suns".
Marina and the Diamonds
mais uma voz feminina britânica a dar cartas. E tendo em conta o meu nick, theme song instantânea eheh.
Obrigado Violeta :)
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Los chicos de Almodóvar
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Celebrar Madonna
Em dia de semi-desilusão com video de Madonna, vale a pena recordar o quão brilhante é o seu output pré-Celebration, tanto no som como imagem. Nomeadamente, Music, álbum que teve a infeliz sina de vir a seguir ao seminal Ray of Light, é um belíssimo álbum de experimentação sonora entre o country, o trip-hop e o electro. Tomemos como exemplo uma das músicas mais criticadas do álbum, e comparemo-la ao último single...