terça-feira, 17 de junho de 2008

Acontecimento menor

Premissa brilhante e assustadora como sempre. Mortes eficazes e chocantes. Mensagem ambiental (e política) válida. Grandes planos, mais uma vez. Microfones a quererem aparecer sim, mas culpar o projeccionista, não o cineasta. O que falha então?

Sempre defendi Shyamalan. E sempre fiquei furioso quando argumentavam que o realizador de origem indiana era um "one hit wonder", quando para mim "O Sexto Sentido" não chega à genialidade de um "Unbreakable - O Protegido" ou "A Vila"... só que "The Happening" é mesmo o seu filme menos perfeito, dum Shyamalan cada vez mais esquisito. Parte do "esquisitismo" até se adequa aqui - afinal falamos de um filme onde as pessoas se começam a matar sem razão óbvia, e encontramos personagens secundárias bem sociopatas pelo caminho (aquela senhora de idade sendo a mais marcante). Só que as próprias actuações são esquisitas - e adore-se ou deteste-se os seus filmes, Shyamalan sempre soube arrancar brilhantes desempenhos dos seus actores. Será que era essa a intenção?

E até a própria realização que nos continua a brindar com planos magistrais mas uma vez ou outra já começa a evidenciar falhas - sem querer "spoilar" muito, lembro-me de uma ou duas "câmaras lentas" desnecessárias.

No entanto, estou disposto a dar o benefício da dúvida. É um Shyamalan menor, sim, mas este acontecimento consegue ser ainda melhor e mais interessante que "n" filmes catástrofe dos últimos anos...

P.S. - pela primeira vez, acho que acabava um filme dele num ponto diferente em que realmente acabou. Por muito deprimente que se tornasse, era o final perfeito e até aumentaria a minha consideração, pelo menos numa reacção ainda quente. Quem viu/for ver o filme há-de perceber.

2 comentários:

Hernâni Gomes disse...

tenho de ir ver este.

Obrigado por lembrares

droide disse...

vê, que vale a pena apesar de tudo. :)

 

Free Blog Counter